Campos do Jordão
Campos do Jordão é um dos destinos queridinhos do Brasil, ótima opção o ano inteiro, principalmente no inverno! É um lugar cercado pelo charme das montanhas, influenciado pela cultura europeia, cheio de restaurantes e atividades para pessoas de todas as idades. Confira nossas dicas e o que fazer em Campos do Jordão!
A cidade paulista, cercada pelas montanhas verdes da região serrana, encanta há anos aqueles que decidem descobrir e redescobrir suas paisagens e atrações. Ótima para sair da rotina, respirar ar puro e ter contato com a natureza, Campos do Jordão é sempre uma experiência agradável e um destino que sempre tem novas atividades!
Como chegar a Campos do Jordão
Campos do Jordão está localizada na região da Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo, a cerca de 180 km de carro da capital paulista, 83 km de São José dos Campos e 330 km do Rio de Janeiro. Os aeroportos mais próximos são os de São José dos Campos (a 80 km de distância) e de Guarulhos (150 km de distância).
Ter um carro é uma forma muito prática de se deslocar pela cidade, então, se você não mora em São Paulo, pode valer a pena retirar um carro alugado no aeroporto e com ele ir até a cidade. Caso esteja de carro, veja se seu hotel ou pousada possui estacionamento.
Para ir de São Paulo a Campos do Jordão, o trajeto mais rápido costuma ser através da Rodovia Ayrton Senna, mas também é possível ir pela rodovia Presidente Dutra. Ambas têm cobrança de pedágios.
Quando ir a Campos do Jordão
Campos do Jordão é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas é com a chegada do inverno que o lugar vive os seus dias mais animados. Muita gente visita Campos durante o Festival de Inverno, que acontece nos meses mais frios, e leva muita gente às ruas da cidade com suas atrações musicais de alto nível.
As temperaturas mais baixas correspondem com a alta temporada na cidade: de junho a agosto, sobretudo em julho, as hospedagens costumam ser mais caras e o trânsito pode ser bem incômodo, mesmo se tratando de uma cidade pequena.
Para encontrar Campos do Jordão mais vazia, vale visitá-la durante a meia estação, como em maio ou outubro, ou também no verão, quando a cidade continua linda e tem menos gente – mas é a estação mais chuvosa.
Os finais de semana e feriados são sempre mais movimentados, não importa a época do ano.
Quantos dias ficar em Campos do Jordão
Dois ou 3 dias são suficientes para conhecer o básico de Campos do Jordão, por isso, quem viaja para a cidade em um fim de semana poderá fazer muitas das atividades oferecidas. Para aqueles que gostam de fugir do roteiro tradicional e fazer programas que fogem do habitual ou querem viajar com mais calma, 5 dias é um ótimo período! Campos é um lugar que você pode voltar várias vezes e que sempre tem um charme especial!
Restaurantes em Campos do Jordão
A cena gastronômica em Campos do Jordão é bem variada, com opções para todos os gostos. Geralmente a alimentação na cidade não é muito econômica, mas existem algumas opções para quem não quer gastar tanto. Os restaurantes de fondue marcam uma forte presença na cidade e vale a pena reservar uma noite para experimentá-lo, assim como as batatas suíças, servidas em diversos lugares.
A cervejaria Baden Baden (Rua Djalma Forjaz, 93) é uma das atrações na cidade no quesito gastronômico, com boas bebidas e cardápio variado. Boa ideia também são os restaurante Rostie (Av. José Manoel Gonçalves, 160), com cardápio variado e a tradicional batata suíça, e o Confraria do Sabor (Av. Dr. Vítor Godinho, 191), com pratos belíssimos.
Para um pastel, nada mais tradicional do que o Pastelão do Maluf (Av. Macedo Soares, 134) e se quiser carnes caprichadas, a dica é o Libertango (Av. José Manoel Gonçalves, 160). O refinado Ludwig (Rua Aristides de Souza Mello, 50) pode ser uma boa pedida para uma fondue e o Kilo Certo (R. Eng. Diogo José de Carvalho, 47) para quem busca uma opção self-service com o perfil econômico.
Quem quer ter uma refeição com vista de tirar o fôlego, pode comer um hambúrguer ou sanduíche na Estação Toriba (Av. Ernesto Diederichsen, 2962) ou no Bella Vista (Alameda Pérolas, 182A), no Morro do Elefante.
Transporte em Campos do Jordão
Já comentamos que ter um carro disponível pode ser a forma mais cômoda para visitar as atrações da cidade, principalmente aquelas que ficam afastadas do Centro. No entanto, é bom ter em mente que o trânsito pode ser bem complicado em Campos do Jordão, principalmente na época de alta temporada. Pese os prós e os contras de ficar na cidade com um carro e calcule que além da dificuldade de estacionar em momentos de alta temporada, você ainda poderá precisar pagar pelo estacionamento.
Se você quer evitar a dor de cabeça de não encontrar estacionamento ou ficar parado no trânsito, uma dica é visitar a cidade sem o carro, ficar hospedado no centro para que possa realizar atividades a pé e para os passeios mais distantes utilizar Uber ou táxi.